Blog

Lattest News Aroud Business

Cooperação Institucional - Assinatura Protocolo com os Correios de Cabo Verde

Cooperação Institucional - Assinatura Protocolo com os Correios de Cabo Verde

No quadro de estabelecimento de cooperação institucional, a ICV e os Correios de Cabo Verde, celebraram no passado 26 de janeiro de 2021, um protocolo, cujo objeto consiste na Gestão Física e Financeira do Projeto de Reabilitação/Renovação de 25 estabelecimentos dos Correios de Cabo Verde, repartidos pelas diversas ilhas do país, com um investimento orçado em cerca de 174 mil contos.

Do presente protocolo destacam-se as seguintes linhas centrais:

  • Assistência técnica na condução dos procedimentos da contratação pública;
  • Gestão dos contratos de empreitadas celebrados com os empreiteiros executantes das referidas obras e;
  • Assistência técnica na gestão das garantias durante o período pós recepção provisória.

    O protocolo foi assinado pelo Eng.º Carlos Silva, PCA da Infraestruturas de Cabo Verde e o seu Homólogo dos Correios de Cabo Verde, Dr. Isidoro Gomes. 


Missão à ilha do Fogo

Missão à ilha do Fogo

No âmbito da missão à ilha do Fogo da comitiva do Sr.  Primeiro Ministro, acompanhada pela Ministra da MIOTH e da Justiça, foram visitadas algumas obras em curso sob a gestão das Infraestruturas de Cabo Verde e das Estradas de Cabo Verde. Destaca-se à Obra de Requalificação do Núcleo do Centro Histórico da cidade de São Filipe, sob à gestão da ICV, enquadrada no PRRA, orçadas em 66 mil contos.

A referida obra consiste na substituição do pavimento existente - calçada em lascas de pedra basalto, para um novo pavimento em pedra basáltica – em paralelos, assim como execução de canteiros, reperfilamento de lancis, execução de passeios e criação de zonas pedonais. 

A apresentação do projeto e da obra foi feita pela equipa da ICV que acompanhou a comitiva na pessoa de Eng.º Ireneu Vaz, Administrador Executivo e o Eng.º Christopher Oliveira, gestor da Empreitada.

No seguimento da visita e atendendo ao pedido do Edil de São Filipe, está a ser estudada a asfaltagem da zona mais moderna da cidade, inicialmente prevista em calçadade forma a propiciar um melhor tráfico rodoviário.

Ainda no âmbito da referida vista, procedeu-se a inauguração da obra da Estrada de Acesso a Praia-Cais em Relvas, Município de Mosteiros, assim como a visita as obras da Estrada Piorno-Campana de Cima; as obras das Redes Técnicas e Viárias da Chã das Caleiras ambas enquadradas no PRRA.

Conclui-se a missão à ilha com a visita à Obra de Reabilitação da Cadeia do Fogo, cujo financiamento ronda os 86 mil contos e que se encontra sob a gestão da ICV. Nas declarações a comunicação social, o Chefe do Executivo salientou que esta obra tem um impacto muito forte para a ilha, porque “vai dar maior dignidade aos reclusos”, nomeadamente, no que respeita à “ressocialização”.

Inauguração da Obra de Reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz, na ilha do Maio

Inauguração da Obra de Reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz, na ilha do Maio

Foi inaugurada no passado dia 25 de janeiro na ilha do Maio, a “Obra de Reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz", numa cerimónia presidida pelo sua Excelência, o Primeiro-ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva e pela sua Eminência, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago e na qual esteve presente a Ministra das Infraestruturas Eng.ª Eunice Silva.

A obra de reabilitação da Igreja, está enquadrada no eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso – do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, PRRA, sob a gestão da Infraestruturas de Cabo Verde, representando um investimento de cerca de 30 milhões de escudos, financiado pelo Governo de Cabo Verde.

A empreitada, consiste essencialmente na reabilitação de pavimentos e cobertura em telha marselha; revestimento das paredes e tectos; trabalhos de carpintarias e serralharias; pinturas; e revisão geral da rede eléctrica, criando condições de habitabilidade, conforto e segurança aos utentes.

Segundo o Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva, esta obra: é uma das mais emblemáticas construções religiosas de Cabo Verde, cartão postal da ilha do Maio e, sem dúvidas, o mais significativo património histórico construído na ilha desde a sua descoberta".

Image

Endereço

Prédio Avenida, 2º ANDAR , Av. Cidade Lisboa, Várzea - Praia, Santiago, Cabo Verde

Contacto

(+238) 333 67 62

Legal